O Caminho do Arco e Flecha Japonês

Blog

24/12/2012 19:19

O que dispara?

" - Como o disparo pode ocorrer, se não for eu quem o fizer acontecer?

- Algo dispara, respondeu-me. [...] Algo permanece na tensão máxima.

- E o que é esse algo?

- Quando o senhor souber a resposta, não precisará mais de mim. [...] Por isso, não falamos mais! Praticamos! [...] Não pergunte, pratique! [...]

- Algo acaba de atirar. O disparo caiu, tal qual uma fruta madura. [...]

Nós permanecemos observando docilmente algo atirara sem apontar. Passei a não me preocupar cm destino das minhas flechas. [...] Eleve o espírito para além da preocupação de atingir o alvo. mesmo que nenhuma flecha o alcance, o senhor pode tornar-se um mestre arqueiro.

- Confesso que me sinto incapaz de explicar melhor, mas é desta maneira que o arqueiro atinge o alvo sem mirá-lo exteriormente.

Algo atirou e algo acertou. como se eu tivesse passado por uma transformação profunda, já não me preocupava com minhas flechas e seu destino."

(Trechos do livro: "A arte cavalheiresca do arqueiro zen" - E. Herrigel)

15/06/2012 08:24

Agradecimentos pelo Sucesso: II Seminário Brasileiro de Kyudo 2012 (Brasília - DF)

 

A Associação de Kyudo do Distrito Federal - KKDF vêm a público agradecer a Associação Brasileira de Kyudo- BKK pela confiança e o apoio antes e durante o II Seminário Brasileiro de Kyudo. Agradecemos também o empenho de todos os praticantes de Kyudo dos dois estados representados, Rio de Janeiro e Ceará, e do Distrito Federal.
 
(Para ver mais fotos: clique aqui!)
 
Gostaríamos de enaltecer ainda o apoio de várias entidades que, sem as quais, o Seminário não teria tido o sucesso que teve. São elas: 
  • Hudson Araújo: pela colaboração das logos do evento e suporte diversos, os quais permitiram que nosso grupo pudesse alcançar um público maior;
  • Sogetsu Ikebana: agradecemos pelo Ikebana que decorou a mesa principal do Dojo durante todo o evento. Agradecemos a Sra. Zilá pelo carinho para com a KKDF;
  • Clube do Exército-Sede do Lago: por ceder os espaços de tiro e salão, pessoal e equipamento e também por estar apoiando semanalmente a KKDF durante os treinos;
  • Embaixada do Japão: pelo apoio institucional, demonstrando o valor do Kyudo para a cultura japonesa e brasileira;
  • Hotel Mercure (torre branca): agradecemos a Rede Accor de Hotéis pela disponibilização de tarifas especiais, as quais permitiram que vários participantes pudessem lá se hospedar;
  • Aos integrantes da KKDF que não economizaram tempo nem esforços para a realização desse evento marcante na história do Kyudo Brasileiro.
Essas instituições colaboram efetivamente para o crescimento do Kyudo no Distrito Federal e esta parceria é fundamental para atingirmos os nosso objetivos de difundir esta arte.
 
Em especial, gostaríamos de agradecer o empenho de Yanai Sensei (BKK) em se dispor frequentemente a ensinar o Kyudo para todos nós. Nosso especial agradecimento também à Yoshiko Buchanan Sensei por toda a disposição e paciência em nos ensinar os riquíssimos detalhes que compõe o Kyudo. Sua dedicação e carinho para com todos os praticantes, iniciantes e experientes, foi notória. 
 
O treinamento entre os dias 07 e 10 foram intensos. Tão intensos que ainda paira sobre nossos pensamentos o ritmo do Taihai e o som da voz de Yoshiko Sensei nos corrigindo. Ficamos os quatro dias absorvidos por essa arte e temos certeza que cada um de nós obteve ganhos imensuráveis. Os iniciantes puderam receber ensinamentos valiosos e nós ficamos satisfeitos em vê-los se desenvolverem durante esses dias, desde já esperamos de portas abertas que deem continuidade a prática do Kyudo.
 
Agradecer é pouco. Sabemos! Estamos convictos de que a melhor forma de mostrar-lhes nossa gratidão é continuarmos treinando, e muito, para que possamos honrá-los. 
 
Veja a reportagem feita pela UnB durante o evento (clique aqui)
 
 
10/05/2012 16:35

II Seminário Brasileiro de Kyudo

A Kyudo Kai Brasil e a Kyudo Kai DF tem a satisfação de organizar o II Seminário Brasileiro de Kyudo.

As inscrições e informações já estão disponíveis no site: www.kyudo.com.br

Visite e saiba mais sobre o evento!

19/02/2012 11:39

Kyudo em Brasília - 2 anos de luta

 

Brasília mais uma vez mostrou ser um terra fértil e promissora para artes marciais. Uma delas tem sido o Kyudo. De forma muito intensa e rotineira um pequeno grupo mantém treinos regulares há dois anos. Desde os primeiros contatos de Senpai Ricardo Lopes (DF) com Yanai Sensei (RJ), viabilizando o I Workshop de Kyudo do Distrito Federal, conseguimos concretizar outros eventos: workshops, treinos intensivos, encontros marcantes. Grupo conciso, forte e com as experiências de outras artes marciais, cada um tem contribuído para o crescimento do Kyudo brasiliense e brasileiro.

Temos praticantes e ex-praticantes de artes marciais como o Kenjutsu, Ninjutsu, Judô e Aikido e outros que já treinaram conosco vieram de outras artes como o Karatê, por exemplo. Enfim, essas diferenças estão sendo muito bem utilizadas pelo grupo que se aprimora na prática rotineira do arco e flecha tradicional japonês. Ainda somos uma promessa, uma sementinha que vem crescendo. Em breve receberemos o II Seminário Brasileiro de Kyudo com a vinda de Yoshiko Buchanan Sensei e a euforia (com responsabilidade) tem sido grande. Torcemos para que os demais colegas praticantes de Kyudo de outros estados, em especial do Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Paraná, venham participar conosco desse momento histórico para o Kyudo brasileiro. Também deveremos receber colegas de outros países como Colômbia, Argentina e Equador.

Nesse momento, só lembramos de agradecer todo o empenho que Yanai Sensei vem tendo para conosco. Que a vinda de Yoshiko Sensei reforce ainda mais esse laço entre Brasil-EUA-Japão.

Que venham os próximos anos, que venham os próximos makiwaras e matôs! Nosso profundo agradecimento a Yanai Sensei e Yoshiko Sensei.

 

Domo arigatô gozaimashitá.

 

KKDF

30/01/2011 10:45

Parabéns Kyudo Kai DF!

Kyudo Kai DF comemora 1 ano de existência.

Ano passado, dia 30 de Janeiro, plantamos as primeiras sementes do Kyudo em Brasília com apoio e orientação fundamentais do Yanai Sensei e Elisa senpai.

Ao longo do ano tivemos bons avanços, superamos adversidades e treinamos sempre com o intuito e a alegria de, cada vez mais, conhecer a tradicional Arte do Arco e Flecha. 

Comemoramos 01 ano com muita felicidade, agradecendo o apoio da Kyudo Kai Brasil e RJ, agradecendo a todos que participam e participaram da Kyudo Kai DF! 

Esperamos continuar contribuindo no caminho do Kyudo no Brasil, pois: 

"É fácil quebrar uma única flecha, mas é difícil quebrar um feixe de dez flechas." 

11/01/2011 01:01

Primeiro Post

Nosso novo Blog foi lançado hoje.

Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado.

Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Esse espaço vai ficar reservado para relatos, contos, estudos e afins dos praticantes de Kyudo.

Esteja a vontade para escrever, envie o artigo e divulgaremos aqui, trocando experiências sobre a prática do Arco e Flecha.

Pesquisar no site

Contato

TREINOS 2024

 

Local: Clube do Exército - Setor de Clubes Sul Trecho 2

(Área de Arco Olímpico - Estacionamento Externo)

Sábados: 16h às 18h

Domingos: 8h às 11h

Brasil Kyudo Kai

Acompanhe a Brasil Kyudo Kai!

© 2011-2024 Todos os direitos reservados a Simone Mogami e a Kyudo Kai DF.

Crie um site gratuitoWebnode