" - Como o disparo pode ocorrer, se não for eu quem o fizer acontecer?
- Algo dispara, respondeu-me. [...] Algo permanece na tensão máxima.
- E o que é esse algo?
- Quando o senhor souber a resposta, não precisará mais de mim. [...] Por isso, não falamos mais! Praticamos! [...] Não pergunte, pratique! [...]
- Algo acaba de atirar. O disparo caiu, tal qual uma fruta madura. [...]
Nós permanecemos observando docilmente algo atirara sem apontar. Passei a não me preocupar cm destino das minhas flechas. [...] Eleve o espírito para além da preocupação de atingir o alvo. mesmo que nenhuma flecha o alcance, o senhor pode tornar-se um mestre arqueiro.
- Confesso que me sinto incapaz de explicar melhor, mas é desta maneira que o arqueiro atinge o alvo sem mirá-lo exteriormente.
Algo atirou e algo acertou. como se eu tivesse passado por uma transformação profunda, já não me preocupava com minhas flechas e seu destino."
(Trechos do livro: "A arte cavalheiresca do arqueiro zen" - E. Herrigel)
—————
—————
A Kyudo Kai Brasil e a Kyudo Kai DF tem a satisfação de organizar o II Seminário Brasileiro de Kyudo.
As inscrições e informações já estão disponíveis no site: www.kyudo.com.br
Visite e saiba mais sobre o evento!
—————
Brasília mais uma vez mostrou ser um terra fértil e promissora para artes marciais. Uma delas tem sido o Kyudo. De forma muito intensa e rotineira um pequeno grupo mantém treinos regulares há dois anos. Desde os primeiros contatos de Senpai Ricardo Lopes (DF) com Yanai Sensei (RJ), viabilizando o I Workshop de Kyudo do Distrito Federal, conseguimos concretizar outros eventos: workshops, treinos intensivos, encontros marcantes. Grupo conciso, forte e com as experiências de outras artes marciais, cada um tem contribuído para o crescimento do Kyudo brasiliense e brasileiro.
Temos praticantes e ex-praticantes de artes marciais como o Kenjutsu, Ninjutsu, Judô e Aikido e outros que já treinaram conosco vieram de outras artes como o Karatê, por exemplo. Enfim, essas diferenças estão sendo muito bem utilizadas pelo grupo que se aprimora na prática rotineira do arco e flecha tradicional japonês. Ainda somos uma promessa, uma sementinha que vem crescendo. Em breve receberemos o II Seminário Brasileiro de Kyudo com a vinda de Yoshiko Buchanan Sensei e a euforia (com responsabilidade) tem sido grande. Torcemos para que os demais colegas praticantes de Kyudo de outros estados, em especial do Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Paraná, venham participar conosco desse momento histórico para o Kyudo brasileiro. Também deveremos receber colegas de outros países como Colômbia, Argentina e Equador.
Nesse momento, só lembramos de agradecer todo o empenho que Yanai Sensei vem tendo para conosco. Que a vinda de Yoshiko Sensei reforce ainda mais esse laço entre Brasil-EUA-Japão.
Que venham os próximos anos, que venham os próximos makiwaras e matôs! Nosso profundo agradecimento a Yanai Sensei e Yoshiko Sensei.
Domo arigatô gozaimashitá.
KKDF
—————
A Kyudo Kai DF comemora 1 ano de existência.
Ano passado, dia 30 de Janeiro, plantamos as primeiras sementes do Kyudo em Brasília com apoio e orientação fundamentais do Yanai Sensei e Elisa senpai.
Ao longo do ano tivemos bons avanços, superamos adversidades e treinamos sempre com o intuito e a alegria de, cada vez mais, conhecer a tradicional Arte do Arco e Flecha.
Comemoramos 01 ano com muita felicidade, agradecendo o apoio da Kyudo Kai Brasil e RJ, agradecendo a todos que participam e participaram da Kyudo Kai DF!
Esperamos continuar contribuindo no caminho do Kyudo no Brasil, pois:
"É fácil quebrar uma única flecha, mas é difícil quebrar um feixe de dez flechas."
—————
Nosso novo Blog foi lançado hoje.
Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado.
Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.
Esse espaço vai ficar reservado para relatos, contos, estudos e afins dos praticantes de Kyudo.
Esteja a vontade para escrever, envie o artigo e divulgaremos aqui, trocando experiências sobre a prática do Arco e Flecha.
Local: Clube do Exército - Setor de Clubes Sul Trecho 2
(Área de Arco Olímpico - Estacionamento Externo)
Sábados: 16h às 18h
Domingos: 8h às 11h