O Caminho do Arco e Flecha Japonês

Histórico

 

Embora seja uma arte tradicional no Japão e praticada por milhares de pessoas ao redor do mundo, justamente no Brasil, onde vive a maior colônia japonesa, não havia uma organização ou o local para a prática do Kyudo.

 As primeiras iniciativas aconteceram a partir de um grupo de interessados no Rio de Janeiro em 2007, quando passaram a realizar treinos semanais sob a orientação de Yanai Sensei, 2º Dan pela Federação Japonesa de Kyudo. Foi fundada então a Associação Brasileira de Kyudo, sob a supervisão de Yoshiko Buchanan Sensei, 6 º Dan, Renshi, da Federação Americana de Kyudo.

Em janeiro de 2010, realizou-se em Brasília, de forma pioneira no país, o I Workshop de Kyudo do Distrito Federal, formando-se então o primeiro grupo de treinamento regular fora do Rio de janeiro, a Associação de Kyudo do Distrito Federal – KYUDO KAI DF (KKDF).

 A prática em Brasília é orientada pelo próprio Yanai Sensei, que vem à nossa cidade a cada 3 ou 4 meses e, nos entre-meses, a KKDF está sob responsabilidade do Ricardo Lopes Senpai. Além do Yanai Sensei, recebemos Aki Kato e temos sido orientados também por graduados da Kyudo Kai RJ, como a Elisa Figueira (Senpai – Mudan), Rafael e Alberto, que tem nos fornecido suporte, melhorando nossos treinos.

 (Visita da Elisa Figueira Senpai - Kyudo Kai DF - Clube do Exército. Foto de Jane Rezende)

 

Os alunos da Kyudo Kai DF também realizam intercâmbio com o Rio de Janeiro, buscando constante aperfeiçoamento, um exemplo disso foi a formação da delegação de Brasília para a participação do I Seminário Brasileiro de Kyudo, na cidade do Rio de Janeiro, em Setembro de 2010. Este Seminário contou com as presenças dos incentivadores e divulgadores da prática do Kyudo: Yoshiko Buchana Sensei (6º Dan), Junko Kurita Sensei (5º Dan) e Fernando Melo Sensei (5º Dan). Tais mestres dão apoio e estimulo internacional ao Yanai Sensei.

(I Seminário Brasileiro de Kyudo - RJ - da esquerda para direita: Yoshiko Sensei, Melo Sensei, Junko Sensei e Yanai Sensei. Foto de Aki Kato)

 

O intercâmbio periódico de alunos, graduados e do acompanhamento do Sensei tem gerado um alto fluxo de troca de informações e experiências relevantes ao crescimento de todos, pois mais do que uma prática física, o Kyudo leva consigo o espírito de união e crescimento coletivo da arte.

Até meados de 2010 os treinos da Kyudo Kai DF esteve fixada no Clube do Exército de Brasília que nos acolheu e ofereceu espaço para a prática, bem como sediou os dois primeiros Workshop de Kyudo do DF (Janeiro e Maio de 2010). Depois de uma breve passagem pelo Clube Nipo Brasília que, ainda em 2010, sediou o III Workshop de Kyudo do DF, angariando novos interessados na prática do Kyudo e marcando mais uma visita do Yanai Sensei ao Distrito Federal, os treinos retornaram ao Clube do Exército e lá estamos até hoje.

 

(III Workshop de Kyudo do DF - Kyudo Kai DF - Clube Nipo Brasília. Foto de Simone Mogami.)

O ano de 2011 foi de refinamento e crescimento com Workshops produzidos pela Kyudo Kai DF e ministrados pelo Nobuo Yanai Sensei, mais que isso, realizaram-se treinos de aperfeiçoamento dos praticantes mais antigos, o que engrandeceu o treinamento e renovou a vontade da prática contínua. Ainda em 2011, a Kyudo Kai DF teve um representante no Seminário Internacional de Kyudo, nos EUA. Neste Seminário, tivemos nosso primeiro colega participando de um exame de graduação (Luiz Bhering senpai 1º kyu). 

Atualmente, a Kyudo Kai DF fecha 2012 tendo garantido grandes eventos para seus praticantes. Brasília teve o prazer de sediar o II Seminário Brasileiro de Kyudo com a presença da Yoshiko Buchanan sensei (Renshi - 6º Dan) e Nobuo Yanai sensei (2º Dan), na qual pudemos praticar por quatro dias com nossos mestres e nos prepararmos para o Seminário Internacional dos EUA (California). Nesse Seminário tivemos uma delegação brasileira contando com alunos do Rio de Janeiro e Brasília. Estes mesmos participaram dos exames de graduação e muitos receberam o título de Shodan (1º Dan - faixa preta) de Kyudo, o que mostra o empenho, a dedicação e a perseverança no caminho do arco. Ainda em 2012, recebemos um grande apoio da Embaixada Japonesa, bem como do Clube do Exército e Luiz Bhering sensei ministrou uma palestra na Semana da Cultura Japonesa no Casa Park, a fim de divulgar e ilustrar a prática do Kyudo no DF.

(II Seminário Brasileiro de Kyudo 2012 - Brasília/DF)

De 2013 até 2018, a KKDF teve seus representantes participando de vários workshops, seminários e intercâmbios técnicos, aqui no Brasil e também no exterior (EUA, SUIÇA, JAPÃO e ARGENTINA).

Esperamos que 2019 seja um ano de muito crescimento para o Kyudo do Distrito Federal!

Por Ricardo Lopes Senpai & Simone Mogami

Pesquisar no site

Contato

TREINOS 2024

 

Local: Clube do Exército - Setor de Clubes Sul Trecho 2

(Área de Arco Olímpico - Estacionamento Externo)

Sábados: 16h às 18h

Domingos: 8h às 11h

Brasil Kyudo Kai

Acompanhe a Brasil Kyudo Kai!

© 2011-2024 Todos os direitos reservados a Simone Mogami e a Kyudo Kai DF.

Crie um site grátisWebnode